Empresas que investem em marketing digital estão sempre em busca de métricas precisas que justifiquem os investimentos online. Curtidas, comentários, seguidores e compartilhamentos são os indicadores mais comuns para medir o alcance nas redes sociais. Já os cliques e impressões servem de referência para campanhas no Google Adwords e Facebook Ads.
Se o objetivo principal da empresa for o branding (tornar a marca mais conhecida) esses indicadores são muito importantes. Porém, ao adotar uma estratégia de resultados usando a metodologia do inbound marketing, outras métricas devem ser levadas em consideração.
Empresas que começam o trabalho de inbound marketing tem como objetivo principal gerar oportunidades e novas vendas a partir de seus leads. Ou seja, o retorno sobre o valor investido deve estar diretamente ligado ao número de negócios fechados a partir do inbound marketing.
Saber a receita que o trabalho de marketing está gerando e o custo de aquisição por cada cliente vindo da internet é o ponto chave para calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
O ROI do Inbound Marketing
O inbound marketing se trata de uma estratégia totalmente mensurável e focada em vendas. O resultado de cada ação online é identificado e comparado ao histórico registrado.
Pesquisas apontam que a metodologia inbound quando aplicada em sua totalidade com o uso de blog, redes sociais, páginas de captura, fluxos de e-mail e etc, diminui em até 61% o CPL (custo por lead gerado) se comparada às técnicas de marketing tradicional.
Fórmula para calcular o ROI
A sigla ROI (return on investment) é usada para denominar a métrica mais precisa para calcular a efetividade de seus investimentos em marketing. A fórmula mais utilizada é descrita dessa forma:
ROI = receita gerada / valor investido em marketing
Considerando esta fórmula é possível estimar qual o valor investido para gerar uma receita “x”. Segue um breve exemplo:
Ao investir R$ 1 mil em inbound marketing e gerar uma receita de R$ 10 mil, significa que a cada R$ 1 investido sua empresa terá um retorno de R$ 10. Ao colocar no papel todos os investimentos e receitas geradas e aplicar essa fórmula simples, você poderá mensurar a efetividade da metodologia.
Uma vantagem do inbound marketing em relação às mídias tradicionais é que o cálculo do ROI se aplica de forma precisa, já que sua empresa pode acompanhar dia-a-dia o número de leads, oportunidades e clientes gerados a partir da metodologia e utilizar estes números exatos para realizar o cálculo.
Outras métricas a serem analisadas
Outras informações além do ROI podem ser analisadas para visualizar os resultados gerados pelo inbound marketing. Entre eles:
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Análise do funil de vendas
É possível levantar o número de leads, oportunidades e negócios fechados em determinados períodos. Ter uma visão macro sobre o número de potenciais clientes em cada estágio da jornada de compra é importante para identificar possíveis gargalos dentro do funil.
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Retorno por fonte de tráfego
Identificar quais canais estão gerando mais tráfego para o seu site/blog e quais estão gerando mais leads e vendas são fontes importantes para definir focos de atuação e melhoras dentro do processo em geral. A ferramenta Google Analytics é uma grande aliada para trazer dados precisos sobre fontes de tráfego e comportamento do visitante dentro do seu site ou blog.
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Performance de fluxos de e-mails e páginas de captura
Essas duas etapas do inbound marketing permitem um controle pleno de todos os resultados gerados, isto é, você pode medir desde o números de cadastros nas landing pages até os cliques e aberturas dos e-mails enviados. Toda venda gerada a partir dos leads também é facilmente identificada e contabilizada, permitindo que sua empresa visualize claramente os resultados gerados.
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Campanhas em links patrocinados
Todos os resultados gerados pelas campanhas de links patrocinados, seja no Google Adwords ou no Facebook Ads, são mensuráveis. O número de impressões (pessoas que viram seu anúncio) e cliques (que acessaram sua página de fato) estão contabilizados dentro das plataformas.
É fundamental que a agência responsável pelo inbound marketing da sua empresa apresente relatórios com os dados mencionados acima. Dessa forma, você poderá calcular o ROI e identificar os resultados atingidos pelo marketing online.
Você já calcula o ROI da sua empresa em outros investimentos? Sente dificuldades em calcular precisamente o retorno dos investimentos em marketing? Deixe sua opinião ou suas dúvidas nos comentários! Estamos à disposição para responder e ensinar cada vez mais sobre marketing digital de resultados.