image Coloque sua empresa no Google com 5 dicas de Google AdWords Search image 10 Dicas de Como montar um E-Commerce para ampliar seu Negócio

O que é Persona e como traçar seu público-alvo através dela

o-que-e-persona-como-tracar-publico-alvo-atraves-dela

Você já deve ter ouvido que uma boa estratégia de vendas, embasada nos fundamentos do marketing digital, tem muito mais chances de ser bem-sucedida se você iniciar os seus planos com um ponto essencial: o estabelecimento da sua persona.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é persona e como traçar o seu público-alvo a partir da sua definição?

Para tirar todas as suas dúvidas, minimizar os erros e ajudar a guiar o seu negócio para o caminho certo das melhores práticas de marketing de conteúdo, nós fizemos este post, que explica o que é persona e como trabalhá-la em prol da sua marca. Confira!

Explicando o conceito de persona

O público-alvo é a grande sacada das estratégias de marketing digital, pois é a partir dele que você transforma qualquer campanha em uma ação direcionadas.

Mas como isso é realizado? Você deve estar se perguntando.

A partir de uma análise do perfil dos seus consumidores, mas não apenas os que já compram com você: é o perfil ideal de quem pode se interessar pelo que você tem a oferecer.

Ao pensar na sua persona, procure identificar:

  • A faixa etária média;
  • O gênero em maioria;
  • As regiões onde eles mais estão concentrados;
  • A renda média;
  • Os hábitos de consumo mais semelhantes entre si.

Perceba que são informações aproximadas, e não definitivas, já que você está criando uma persona, o público-alvo médio, e não um indivíduo em especial.

Como chegar à sua persona

Com o conceito de persona definido, vamos ver como chegar até ele ao montar as suas estratégias de marketing de resultados.

Mas, em primeiro lugar, um aviso: nunca crie sua persona a partir de palpites ou suposições. Para chegar ao resultado mais assertivo possível, pesquise, entreviste e colete informações com os seus clientes e prospects.

Crie perguntas que vão ajudar você a conhecer melhor o cliente, saber em que momento ele está em sua jornada de compra e como você pode abordá-lo com a mensagem certa e no momento certo. Este é o caminho para que as suas estratégias funcionem perfeitamente.

E não se engane, pensando que a definição da persona é aconselhada apenas para o marketing de conteúdo, pois ela é fundamental também para você adaptar a linguagem ao enviar um e-mail marketing por exemplo, e até mesmo para interagir com o seu público-alvo nas suas redes sociais.

Mas, com tudo isso, deve ainda ficar alguma dúvida sobre as perguntas certas a serem feitas, durante a sua pesquisa, certo?

Sem problemas! A seguir, vamos relacionar algumas das principais perguntas que devem ser feitas — e outras que você pode pensar exclusivamente para o seu setor de atuação.

Dicas para entrevistar sua persona

Para começar a sua pesquisa, procure ser o mais direcionado possível para que o “cliente ideal” surja nos resultados das suas entrevistas. Você pode perguntar, por exemplo:

  • Quem é você (idade, filhos, escolaridade, estado civil etc.)?
  • Qual é o seu cargo?
  • Qual é o segmento e porte da sua empresa?
  • Como é a sua rotina?
  • Quais são as ferramentas de internet que você mais utiliza, no dia a dia?
  • Quais são os seus maiores desafios e obstáculos (pessoal e profissionalmente)?
  • Onde você mais consome informação, atualmente?
  • Quais as redes sociais mais utilizadas por você?
  • Onde você costuma fazer compras?
  • Você pesquisa antes de comprar algo? Se sim, onde?

Com as respostas em mãos, e a análise concluída, estruture a sua persona. Dê um nome a ela, personifique-a. Isso pode parecer menos importante, mas ajuda a imaginar que você está falando, realmente, com alguém, e não com dados estatísticos.

Vale lembrar, inclusive, que você pode criar diferentes personas, cada uma adaptada às suas necessidades e objetivos — como campanhas sazonais, por exemplo.

Dessa maneira, você aprende a criar conteúdos qualificados e a dialogar com diferentes perfis de personas, sem perder o tom da conversa e a identidade da sua empresa.

Explore a sua persona

Se ainda assim você encontrar dificuldades para estabelecer a sua persona, que tal mais uma dica? Comece pelos seus atuais clientes. Vá perguntando a eles o que você perguntaria no questionário.

Dessa maneira, além de ter um primeiro direcionamento, você também pode descobrir perguntas que não havia anotado até então.

 

Criar uma persona para explorar as suas técnicas de marketing digital pode ser uma excelente estratégia de vendas, não acha? Então, comece agora mesmo a segmentar melhor as suas campanhas com o seu público-alvo.

Se tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo. Podemos te ajudar!

Marketing Digital de Resultados: Como captar clientes pela internet