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Agile Marketing: experimentos, resultados e análise de dados

Você já ouviu falar sobre Agile Marketing? Essa nova tendência no universo do marketing tem transformado a forma de planejar e alcançar os objetivos de marketing nas empresas.

Se você ficou curioso e deseja conhecer um pouca mais sobre a metodologia, confira este post sobre o assunto!

O que é Agile Marketing?

Agile Marketing é uma metodologia de marketing inspirada no Desenvolvimento Ágil. O Desenvolvimento Ágil, por sua vez, é uma metodologia que surgiu em 2001, através de um manifesto criado por um grupo de 17 desenvolvedores que buscaram condensar as melhores práticas no desenvolvimento de softwares.

O Manifesto Ágil – como é chamado o documento máximo da metodologia do Desenvolvimento Ágil – estabeleceu como princípios básicos para o desenvolvimento de softwares valorizar:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O Agile Marketing é guiado a partir dos mesmos princípios acima aplicados ao Marketing. Os valores do desenvolvimento ágil utilizados no marketing trazem algumas mudanças na forma que o planejamento e a execução do marketing comumente se desenvolvem nas empresas.

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Diferenças do Agile Marketing para o Marketing Tradicional

Pequenos experimentos, ao invés de grandes investimentos

Enquanto o marketing tradicional investe pesado em estratégias já consagradas ou indicadas por especialistas, o Agile Marketing recomenda investimentos pequenos, visando mensurar os resultados antes de partir para investimentos maiores. 

O que importa é confirmar, com testes menores, que determinada estratégia é realmente válida para a realidade onde será aplicada. Fazer isso antes de se comprometer com gastos maiores dá maior sustentabilidade financeira à empresa e aos seus projetos.

Resultados confirmados, ao invés de opiniões

O Marketing tradicional costuma confiar suas estratégias na indicação de gurus e nos cases de sucesso carentes de dados mais precisos sobre o ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre o Investimento).

Já o Agile Marketing parte do princípio que apenas resultados devidamente mensurados, testados e confirmados podem, de fato, apontar bons caminhos para o marketing.

Comunicação de nicho, ao invés de comunicação de massa

A era da Revolução Industrial terminou, e hoje nós vivemos a Revolução da Informação. Com o acesso mais do que democratizado a todo o tipo de conteúdo, é impossível esperar, nos dias de hoje, que um só tipo de comunicação será suficiente para atingir a todos os potenciais clientes.

Por isso, o Agile Marketing valoriza a comunicação de nicho, que se dá a partir de informações e dados recolhidos de forma minuciosa sobre cada um dos perfis de clientes. Isso torna a comunicação mais assertiva e diminui a taxa de erros, falhas e desperdícios.

Engajamento e transparência, ao invés de “comunicados oficiais”

Num ambiente onde a cada dia mais as pessoas buscam identificar-se de diversas maneiras com as marcas, produtos e serviços que consomem, não dá mais para tratar o cliente real e potencial de forma impessoal. É necessária uma postura de transparência, e não a velha comunicação de marketing, que fazia esforços para esconder as verdades ao invés de revelá-las.

As pessoas buscam marcas que estejam de acordo com sua forma de pensar, seu estilo de vida e suas escolhas. Por isso, envolver-se no dia a dia das pessoas e tratá-las com sinceridade é essencial para as empresas que buscam um relacionamento de longo prazo com seus clientes e seguidores.

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Scrum e Agile Marketing: o que tem um a ver com o outro

Os profissionais de marketing que são adeptos do Agile Marketing costumam seguir um processo chamado Scrum. O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos bastante famosa. Começou sendo utilizado para o desenvolvimento de softwares – onde continua sendo fortemente usado – mas, hoje, já permeia diversos outros setores, como, neste caso, o marketing.

Na Metodologia Scrum, cada projeto se subdivide em ciclos, que geralmente são mensais ou quinzenais, chamados de Sprints. Cada Sprint conta com um conjunto de atividades que devem ser executadas no período de tempo determinado para o Sprint em questão. Cada atividade conta com um responsável.

Ao fim de cada Sprint, os resultados obtidos são analisados. Todo o processo, seus entraves, gargalos e melhores práticas é avaliado, deixando lições que são documentadas e levadas adiante para os próximos Sprints. Os erros e falhas, bem como os melhores caminhos encontrados, servem de base para aprimorar o processo e seus resultados cada vez mais.

Que tal aplicar o Agile Marketing?

Se você sente que o marketing em sua empresa está deixando a desejar e não se tornou capaz de aprender com seus próprios erros, que tal experimentar o Agile Marketing? O que você acha da ideia? Deixe seu comentário abaixo!

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