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5 Tendências de Marketing para 2019

4 de fevereiro de 2019 Sem comentários em Marketing Digital
5-tendencias-de-marketing-digital-para-2019

Não precisa ser nenhum expert em Marketing Digital para saber que as transformações tecnológicas estão acontecendo em alta velocidade. Todo começo de ano, ao elaborarmos o nosso planejamento, uma série de novidades e tendências de Marketing chegam a todo vapor!  

Quais são as ações que vão dar resultado? Em quais Mídias Sociais minha empresa deve investir? Como analisar e medir o Marketing Digital da melhor maneira?

Essas perguntas são frequentes nesse início de jornada. Por isso, separamos as melhores tendências de Marketing para você, profissional liberal, Publicitário ou Empreendedor ficar de olhos atentos. Continue a leitura.

Quais são as principais tendências de Marketing para 2019?

1- Comportamento Humano

As Transformações Tecnológicas não são mais novidade para ninguém, assim como estratégias de Marketing Digital passaram a ser obrigatório no plano de ação das empresas.

Embora tudo isso funcione, junto com soluções automatizadas capazes de trazer mais eficiência para qualquer negócio digital, limitar-se à essas estratégias pode enfraquecer vínculos emocionais importantíssimos, entre marca e consumidor.

O que está acontecendo em grandes empresas e novas Startups é deixar o encantamento do mundo digital de lado e cultivar as habilidades comportamentais. Por exemplo: Valorizar a criatividade, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a inteligência emocional.

Isso explica o fato de muitas instituições estarem criando ambientes de trabalho mais dinâmicos e interativos para seus funcionários, aproximando os setores e equipes.

2- Micro-Influencers

“Olá, meninas! Tudo bom…” Não! Não são desses influenciadores que estamos falando.

Hoje, o queridinho das estratégias online é, com certeza, o Marketing de Conteúdo. Se o conteúdo for bem elaborado, com qualidade e direcionado para o público certo, as chances de entregar melhores resultados aumentam, principalmente nas redes sociais.

E o que isso tem a ver com os Influencers? Simples! O papel deles é  de compartilhar este conteúdo, mostrando suas vivências pessoais com seus seguidores. Uma vez que você escolheu o influenciador (a) certo para falar com o público desejado, melhora a autoridade e imagem de sua marca.

Contratar um grande influenciador, com milhões de seguidores pode não ser a melhor opção para o seu Plano de Ação. Pois, a imagem associada a dele ou dela é muito distante do consumidor final.

Um Micro Influencer, que tem uma relação sólida com os seus poucos seguidores pode ser a chave do sucesso de sua campanha.

Business people meeting to discuss the situation on the market.


3- Produção em Vídeo

Se você não produz um material em vídeo na empresa, as chances de performar com sucesso diminuem drasticamente. Isso é fato! Os usuários estão ficando cada vez mais exigentes, e cabe aos profissionais estarem mais críticos e analíticos para atender os desejos de suas personas.

Especialistas da área apontam algumas vantagens de você utilizar vídeos em suas estratégias. Por exemplo:

  • Conteúdo em vídeo possibilita uma imersão mais dinâmica, e com comunicação menos engessada aos usuários;
  • As chances de ter experiências reais com os produtos e serviços oferecidos pela marca aumentam;
  • Um bom conteúdo é mais fácil de ser viralizado, compartilhando nas redes sociais, o que gera tráfego para seus negócios.

Outro bom argumento para você estar convencido de utilizar vídeos em suas estratégias é fato de que os Stories do Instagram, por exemplo, ganharam também espaço no Youtube Reels, reforçando ainda mais a tendência de Marketing Digital para 2019.

4- Chatbots

Os Chatbots vêm chamando a atenção de diversos CEO e especialistas em Marketing Digital, pela solução automatizada, simples e eficiente que esta ferramenta possui para prestar serviços de atendimento ao cliente, em tempo real.

De acordo com estudos realizados pela Grand View Research, a ampliação global do mercado de chatbots aumentará em 24% nos próximos anos. A empresa estima que este mercado seja de US$ 1,25 bilhão em 2025.

O Facebook, por exemplo, já é um case de sucesso, pois utiliza essa ferramenta para deixar suas estratégias mais ágeis, em relação ao diálogo entre marca e cliente. Empresas menores também têm utilizado chatbots em seus sites, como primeira forma de atendimento que os usuários podem utilizar.

É importante que as empresas façam um estudo de mercado antes para encontrar maneiras e novas oportunidades de integrar essa ferramenta nas estratégias de Marketing e Vendas.


5- Maior Pesquisa por Voz

Outra inovação ocorrida pela Transformação Tecnológica é o Marketing de Busca e o aumento no volume por pesquisas em voz. As pesquisas apontam um terço das 3,5 bilhões de buscas feitas no Google diariamente são pesquisas de voz, segundo o site Thee Design.  

Muitas pessoas ao realizar uma busca não utilizam mais as ferramentas de texto, pois a tecnologia veio justamente para otimizar esses processos. Imagine milhões de buscas sendo feitas todos os dias no Google Assistence, Siri e Google Home.

O que as empresas precisam analisar é como encarar essas novidades e adaptá-las para sua realidade. Ao utilizar ferramentas de busca, por exemplo, o SEO precisa ser elaborado da melhor forma para não perder tráfego na internet.

Considere a maneira como seus clientes podem pesquisar para encontrar seus produtos e serviços oferecidos.

E você? Quais são as tendências de Marketing para 2019 que vão fazer sucesso nas estratégias e campanhas? Os insights e novas oportunidades? Comente aqui embaixo e esteja sempre atualizado em com nossas Newsletter.


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