Você já ouviu falar em ‘postador’? Este é o nome que tem sido dado às pessoas que, na pressa de atrair leads qualificados, saem por aí postando tudo na Internet. Fazem isso de qualquer jeito, a toda hora e em qualquer lugar.
Como resultado, dificilmente o ’postador’ consegue despertar o interesse das pessoas, porque não tem planejamento nem foco. E, quando dá sorte, atrai pessoas cujo perfil não reúne as características necessárias para se transformarem em seus clientes.
Sem dúvida, é incrível observar que a mesma energia, o mesmo tempo, o mesmo dinheiro investidos nisso poderiam estar direcionados a uma estratégia mais focada no perfil de cliente que se pretende atingir.
Entretanto, isso exige técnica apurada e ferramentas digitais adequadas.
Aliás, a mais inovadora estratégia direcionada a esta finalidade é a IA, ou seja, a Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital.
Neste artigo você vai saber que é possível poupar tempo e dinheiro, atraindo exclusivamente a pessoa certa para comprar com você. Mas, antes, vamos entender melhor o que está por trás desta nova e revolucionária tecnologia.
O que é um Lead Qualificado?
Já não é mais mistério nenhum para grande parte dos empresários que Lead é o Cliente em potencial, captado pelas campanhas de Marketing Digital.
E isso acontece quando o visitante do seu site preenche o formulário. Ele deixar algum tipo de contato, como e-mail e telefone, por exemplo, demonstrando interesse. Isso quer dizer que Leads Qualificados são aqueles que têm as qualidades necessárias para se tornarem bons clientes para você.
E, se ele tem estas qualidades, significa que ele está pronto para ser abordado pela sua equipe de vendas. O que aumenta em muito as chances de sucesso do negócio.
Opa! Isso quer dizer que temos mais chance de aumentar as vendas? SIM.
Uma vez que o Lead chega e a equipe de Produção de Conteúdo – mais à frente vamos falar deste pessoal – desenvolve uma série de atividades visando ‘medir sua temperatura’. Caso ainda não esteja no ponto, as ações buscam aquecer o seu interesse pela compra.
Desta maneira, o Marketing consegue entregar para a equipe de Vendas somente o grupo de consumidores com maior probabilidade de fechar a compra. Quem não quer isso?
Da mesma forma, ocorre que esta não é uma tarefa fácil. O público disponível na Internet é imenso e acompanhar a Jornada de Compra de cada Lead na caneta demoraria anos. O que também aumenta a chance de erro. É uma tarefa humanamente impossível e tecnologicamente ultrapassada.
É aqui que entra a Inteligência Artificial.
Qualificando Leads com Inteligência Artificial
O primeiro benefício que a Inteligência Artificial entrega para o Marketing Digital é a automação das tarefas. Ou seja, tudo é feito de forma ultra rápida e em grande quantidade, com uma margem de erro mínima.
Isso sem contar que, com a automação, as pessoas ganham mais tempo para se dedicar às atividades criativas e às melhorias de processos, que podem deixar o negócio mais bem estruturado e rentável.
De fato, esta também é uma contribuição objetiva do Marketing para o aumento da receita da empresa.
Se você quiser saber mais sobre a IA, leia este artigo que explica porque ela é a nova onda de inovação no Marketing Digital.
Nesse sentido, a finalidade da Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital é a mensuração rápida e precisa na geração de mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQLs).
Este método contribui para a construção de um bom Ideal Customer Profile (ICP). Isso é feito através da classificação e da mensuração das listas de clientes e prospects, utilizando dados relevantes disponíveis na Internet.
Na medida em que as conversões vão ocorrendo, as informações vão sendo atualizadas, otimizando o processo de análise dos dados. O que leva ao prognóstico de possíveis novas vendas.
Assim, isso ajuda a Equipe de Pré-Vendas e Vendas, economizando tempo, permitindo que eles possam priorizar Leads Qualificados. E, como consequência, direcionar os esforços para pessoas ou grupo de pessoas, com estratégias mais bem focadas.
Vende Mais Quem tem Leads Qualificados
Lembra do ‘postador’? Viu porque ele representa prejuízo para sua empresa? Ele faz você perder tempo e dinheiro com consumidores sem o perfil adequado para seu negócio ou fora do momento de compra.
Quem tem Leads Qualificados vende mais. Isso porque o processo de vendas é otimizado, produzindo mais resultados em período mais curto de tempo.
Mas, isso só é possível se forem utilizadas as estratégias adequadas do Marketing Digital, com o apoio indispensável da Inteligência Artificial.
Colaboram para este fim, as técnicas do Inbound Marketing, a Geração de Conteúdo Relevante, a Nutrição de Leads, a pontuação do Lead Scoring e muitas outras ferramentas, que ainda vamos abordar com detalhes aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se acaso precisar de mais informações, entre e contato com a gente. Preencha o formulário abaixo. Seja bem-vindo!
Gostou do artigo? Então, fale com a gente e conte suas expectativas com relação à Inteligência Artificial em sua empresa. Até a próxima!