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Se não usar Inteligência Artificial nas Decisões em Tempo Real, vai ficar para trás

22 de maio de 2020 Sem comentários em Inteligência Artificial, Marketing Digital
Se não usar Inteligência Artificial nas Decisões em Tempo Real, vai ficar para trás

A competência que a crise econômico sanitária global mais tem exigido de empresas e governos é a capacidade reagir com máxima rapidez. No Marketing Digital, por exemplo, para que um imenso volume de dados seja coletado e processado, são necessárias ferramentas de Inteligência Artificial, para tomada de decisões em tempo real.

Outra consequência direta da crise é a mudança radical no comportamento de compra das pessoas, em função do distanciamento físico imposto pelo novo Coronavírus. Também neste caso, a Inteligência Artificial é indispensável em todo o processo.

Isso porque, sem ela, seria impossível para as marcas impactar corretamente os Clientes, com experiências personalizadas e oportunas, para construir relacionamentos consistentes. 

A Covid-19 colocou o mundo no ‘olho do furacão’. Esta analogia nos ajuda a entender melhor a situação.

Todos sabemos que, durante a tempestade, sob efeitos de raios e fortes rajadas de vento, o melhor a se fazer é buscar proteção. Do abrigo (no caso, nossas casas), não se consegue saber o que realmente acontece lá fora. O tempo fecha e não se vê horizonte. 

Entretanto, no ambiente de negócios, não reagir pode significar falência. 

Neste sentido, o Marketing Digital com Inteligência Artificial torna-se o farol para os empresários. Ou seja, ele é capaz de orientar ações estratégicas porque, além de detectar, aprende sobre as mudanças de comportamento, assimila e distingue os novos perfis. 

Soma-se à isso, a capacidade dos sistemas inteligentes de resolver problemas complexos, acusar perda de clientes, fraudes, obsolescências e sugerir respostas urgentes. O que para nós era invisível, com Inteligência Artificial fica cristalino.

Para além do Marketing Digital, isso salva o negócio como um todo.

Continue lendo este artigo porque, a partir de agora, vamos mostram como isso tem afetado as empresas e as principais mudanças que estão ocorrendo.

O impacto da Inteligência Artificial nas Decisões em Tempo Real

Se não usar Inteligência Artificial nas Decisões em Tempo Real, vai ficar para trás

Tal como médicos e enfermeiros nos leitos de UTI tratando pacientes da Covid-19, quanto mais rapidamente agir, com base em dados técnicos, maior é a chance de sobrevida.

Depois que passam o susto e o medo da tempestade, a gente começa a tomar o pé da situação. E já podemos depreender algumas coisas. O que mais os empresários e profissionais do Marketing Digital têm feito é seguir o mantra: “Na Dúvida, Siga o Cliente”.

Não há novidade nisso, é verdade. Mas, tem uma mudança fundamental: Seguir aqui não é andar atrás, mas ao lado do Cliente.

Antes, as campanhas eram planejadas com ano de antecedência (dia das mães, black friday, etc).  Havia o período pré-campanha, o auge do lançamento, a fase de sustentação e, durante o processo, a captação da demanda gerada. Agora, fazer isso é pouco.

Nada disso fará sentido se a gente não souber do que as pessoas estão realmente precisando neste exato instante. E, certamente, não é algo que estava pré-estabelecido dez meses atrás. Por este motivo, a maior parte das campanha que estavam programadas foram suspensas.

Empresas e agências passaram a escrever uma nova história.

Por exemplo, o caso que aconteceu no próprio Google, segundo relato de Joshua Spanier, VP do Global Media. 

Eles notaram o aumento na busca por dicas para fazer pães. Isso porque as pessoas estão em casa e têm mais tempo para cozinhar.

Bom, o Google não vende equipamentos de panificação. Mesmo assim, isso impactou a estratégia da empresa, que passou a oferecer produtos que ajudam neste processo, como o Google Nest Hub, que facilita acessos a vídeos e bibliotecas.

E mais, eles entraram em contato com parceiros que atuam no setor de padarias para atualizar a Produção de Conteúdo e serem mais úteis neste momento. 

O que importa é saber o que as pessoas estão fazendo de fato, agora, sem achismos.

Outro exemplo citado por Joshua é o do tigre. Em função da série da Netflix “Máfia dos Tigres”, as pessoas ficaram fascinadas pelo animal. O que eles fizeram? Trouxeram à tona a tecnologia de realidade aumentada e, literalmente, colocaram o tigre na sala de estar das pessoas. 

As duas mudanças de comportamento foram identificadas em tempo real.  O que permitiu a elaboração de ações em poucos dias, não em semanas ou meses. Transformando informações em oportunidades lucrativas numa velocidade incrível.

O que aprendemos com pães e tigres?

Se não usar Inteligência Artificial nas Decisões em Tempo Real, vai ficar para trás

O próprio Google jogou fora sua cartilha para capturar e gerar demanda. Contudo, isso não foi feito a partir de suposições. E sim, com base em informações reais, detectadas em tempo real, por meio da Inteligência Artificial.

Aí, você poderia argumentar: “Ah, mas isso é coisa para grandes empresas, capazes de investir pesado em tecnologia de ponta. Para a gente que é pequena empresa já era difícil antes, com a crise agora, fica impossível”. 

NÃO! Isso não é mais realidade. 

A Inteligência Artificial é recurso disponível para qualquer empresa, independentemente do porte ou setor de atuação. E é bem possível que a maioria  esteja usando sem saber e em benefício dos interesses de outros. 

Pense no Waze, Facebook, LinkedIn e o próprio Google. Pense nas maquininhas de cartões. Estes e muitos outros sistemas alimentam enormes bancos de dados. 

Ainda por cima, isso tudo está sendo potencializado pelo distanciamento físico a que estamos submetidos, uma vez que fazemos quase tudo remotamente. 

Para dar alguns exemplos de aplicação da Inteligência Artificial:

  • Automatizar o atendimento ao Cliente. 
  • Apoiar sua equipe de vendas com informações personalizadas.
  • Fazer recomendações com base em preferências e hábitos.
  • Identificar seu Cliente com reconhecimento facial ou de voz. 
  • Produzir conteúdos relevantes e irresistíveis.
  • Melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca. 
  • Fazer promoções adequadas ao perfil de cada Cliente.
  • Criar campanhas na Internet capazes de atrair somente os consumidores com perfil para comprar com você.

E mais. Já imaginou o que vai acontecer com a chegada da Internet das Coisas e o 5G? Isso tudo está batendo na nossa porta.

A Inteligência Artificial elevou o Marketing Digital a um novo patamar.

Ao contrário do que ocorria antes, ele agora entrega resultados palpáveis e imediatos, se aplicado com decisões tomadas em tempo real. 

As empresas podem usar estratégias de comunicação, combinações de canais de mídia, táticas específicas e respostas diretas e mensuráveis. 

De fato, isso é algo positivo, em meio a tanta turbulência e dor a que estamos expostos. Colapso dos sistemas de saúde, recessão global, queda nas vendas, falência de empresas, desemprego.

A despeito da falta de horizonte, é vital pensar no futuro. Agir no presente, na certeza de que a tempestade vai passar. 

Neste sentido, quem der o passo à frente não só tem mais chance de atravessar para o outro lado da tormenta, como chegará lá sintonizado com a nova ordem tecnológica e econômica.

O que você achou deste artigo? Foi útil para você? Bom, mesmo que não tenha sido, comente e dê sua visão. Conte suas experiências e expectativas. Venha conosco desvendar os novos caminhos da Inteligência Artificial nas decisões em tempo real, aplicadas ao Marketing Digital.

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