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As tendências de 2017 para o mobile marketing

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Seu produto ou serviço está, de alguma forma, disponível ou exposto através de um smartphone? Se a resposta é não, mude essa realidade hoje mesmo, ou corra o risco de ser atropelado pela concorrência e pelas inovações tecnológicas.

Descubra neste post porque uma estratégia de mobile marketing é imprescindível para o seu negócio e quais são suas tendências para 2017!

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Acesso à internet via Smartphone ultrapassa o acesso via computador

De acordo com a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP),  o Brasil tem hoje mais de 168 milhões de smartphones em uso. E não é só isso: a expectativa é de que até 2018 o País conte com 236 milhões de aparelhos em uso. Isso representa um crescimento de 40% em relação ao número atual.

Se isso não é motivo suficiente para fazer mobile marketing (o marketing voltado para os usuários de dispositivos móveis), segure essa: os smartphones já ultrapassaram os computadores e são hoje os aparelhos preferidos do brasileiro para entrar na internet. De acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, os dispositivos móveis com acesso à internet estão em 80,4% das residências brasileiras.

Agora, como entrar nessa onda e surfar sem cair? Acompanhe as tendências do mobile marketing e aplique em seu negócio!

1. Convergência e Experiência Multicanal

A tendência é que cada vez mais o smartphone se torne o centro das novas tecnologias. Isso porque o smartphone se tornou um item praticamente simbiótico nos dias de hoje. Há quem diga que quando sai de casa sem o celular ou quando ele descarrega, se sente nu ou sofre de síndrome de abstinência.

Como todo mundo carrega seu celular para todo o lado, a tendência é que ele se torne a ponte que conecta o indivíduo a outras tecnologias. A tendência é que surjam mais aparelhos tecnológicos, como TVs, computadores e videogames, com interação wi-fi ou Bluetooth com celulares, proporcionando uma experiência integrada e multicanal. Nesse sentido, o marketing deve pensar experiências que viabilizem ou incluam essas integrações.

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2. Dinheiro e compras no celular

Cada vez mais as chamadas fintechs – startups voltadas para o mercado financeiro – devem crescer em número, tamanho e expansão. A tendência é que as agências bancárias sejam deixadas de lado e que as transações financeiras, como o pagamento de contas, transferências bancárias, entre outras, sejam feitas pelo celular.

Hoje em dia existem tecnologias de alto nível de segurança e criptografia que dão ainda mais volume e possibilidades a esse mercado. Podemos destacar, neste caso, a tecnologia Blockchain, que deve permitir inclusive uma valorização do Bitcoin, que é a unidade de moeda virtual.

Por causa disso, há um crescimento iminente das compras feitas através do celular. Os e-commerces focados em ambientes mobile, que priorizam a experiência do usuário e a leveza dos dados, tendem a ganhar cada vez mais espaço e vão se destacar no mercado de compras online em 2017.

O mobile marketing deve pensar, portanto, em uma estratégia de comunicação para e-commerces voltada especialmente para quem compra e faz transações pelo celular.

3. Fraudes elaboradas

Com tecnologias cada vez mais avançadas, a tendência é que as fraudes também avancem.

Como isso deve ser motivo de dor de cabeça para empresas que dependem de transações online, a tendência é que negócios voltados para a proteção e segurança dos dados do usuário mobile ganhem destaque, crescendo em número e em expansão. Disso dependerá, inclusive, o sucesso e a adesão das transações e compras feitas via internet.

O mobile marketing deverá se preocupar de maneira intensa com a segurança dos dados dos seus clientes, investindo em plataformas e tecnologias seguras.

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4. Realidade aumentada

Ainda seguindo a tendência de convergência de mídias para o smartphone, em 2017 há uma chance de crescimento do número de aplicativos, ações de marketing e ideias voltadas para a realidade aumentada.

No ano de 2016, observamos o aplicativo Pokemón Go tornar-se febre no Brasil e no mundo. O jogo partiu justamente da realidade aumentada, misturando-se à vida real à medida que se utilizava da geolocalização dos usuários e suas câmeras como instrumentos ativos dentro do game.

É possível que em 2017 descubramos outros usos variados de ferramentas de realidade aumentada, como geolocalização, QR Codes, reconhecimento de imagem e outros usos da câmera do celular.

Com isso, estratégias de marketing que incluam ferramentas de realidade aumentada certamente serão tendência para este ano.

E você, qual é o seu palpite para tendência no mobile marketing em 2017? Deixe aqui seu comentário!

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